segunda-feira, 29 de junho de 2009

Silêncio.


Estive passeando nesses pensamentos estes dias...Perguntas...Respostas.

Dois ouvidos.Uma boca.

O sábios nuncam são pessoas falantes e seus ensinamentos quase sempre são passados muito mais através de questionamentos do quê de respostas prontas e fáceis.

Silêncio causa muito menos problema e confusão do que o barulho ensurdecedor das palavras.

Melhor calar mais, silênciar.

Quando falar, o faça com sabedoria. Começe pelas perguntas. Escute. Só depois fale. Só depois de ouvir sobre o outro, fale de você. Ainda assim, fale pouco. Lembre-se: você é o seu maior segredo e o Segredo é a Alma do negócio.

Como diz Lulu Santos: " O que eu ganho e o que eu perco, ninguém precisa saber".

Guarde seus segredos. Seja discreto. Prudente.

Não acredite no primeiro sorriso, antes pelo contrário, desconfie de quem sorrir muito fácil, quem te acolhe de primeira, quem declara confiar em você no primeiro instante.

.........

Enquanto escrevo isso, fico pensando que de certa forma falo de mim. Pois, sorrio para quem não conheço direito. Primeiro confio, antes de questionar o merecimento do outro. Me entrego impetuosamente.Abraço causas que "parecem" justas, só que nem sempre o são.Nem sempre.

Como é complexo esse mundo. Em quê acreditar? Como agir?

Nos pegamos tendo sempre que fingir gostar de quem não gostamos, para nos proteger.

Fingir não gostar de quem desejamos, para poder conquistá-lo.

Parece que só vale o mal, o contrário.

Se quero o seu amor, preciso despertar em você a insegurança, o medo.

Se pretendo trabalhar na sua causa, preciso fingir ser o que não sou, ou ser mais do que sou.

Tenho que usar do esnobismo na verdade, tenho que demonstrar que o seu projeto vale pouco. "Não me interessa tanto assim. Estou tão ocupada."

Lamentável.

Um jogo cruel e mentiroso e completamente...desnecessário.

Tão mais simples dizer a verdade, meu Deus.

Tão mais fácil sorrir de verdade, de graça.

Mas não tem sido assim...

Colecionamos barrancos dos quais desabamos, pedras que nos atiram. Colecionamos traições e desencantos.

Lulu Santos confessa:

"Já não tenho dedos pra contar

De quantos barrancos despenquei

E quantas pedras me atiraram

Ou quantas atirei

Tanta farpa tanta mentira

Tanta falta do que dizer

Nem sempre é "so easy" se viver.

Hoje eu não consigo mais me lembrar

De quantas janelas me atirei

E quanto rastro de imcompreensão

Eu já deixei

Tantos bons quantos maus motivos

Tantas vezes desilusão

Quase nunca a vida é um balão."

Um balão.Já voei num. Na Capadócia.

É leve, calmo, suave. O dia nasce serenamente e subimos e descemos sem solavancos, sem frio na barriga. Estamos no alto, ao sabor do vento, mas o medo não acha lugar. Nos sentimos seguros todo o tempo. Ainda assim podemos experimentar o sabor de aventura, de ganhar os céus, ver tudo do alto, voar como pássaros.

É verdade, quase nunca a vida é um balão. Quase nunca.

Na maioria dos dias está mais para montanha russa ou trem fantásma.

Há perigo na esquina, como nos canta Guilherme Arantes.

Há perigo na nossa falta de cuidado,de prudência.

Há perigo quando ouvimos palavras doces e às traduzimos como verdades.Esqueçemos que os venenos muitas vezes nos chegam envoltos em balas bem docinhas.

Corremos sérios riscos quando aceitamos o pseudo amor ou amizade de quem na verdade está apenas "jogando", travando conosco jogos de negócios e investimentos.

Nos engamos na verdade. Muitas vezes nos deixamos enganar por teimar em ver nos outros o que existe em nós. Teimamos em atribuir à estranhos sentimentos e comprometimentos que só existem entre os amigos de verdade.

Não que acredite que amigo tem tempo pra ser de verdade. Tenho amigos os quais amei desde o primeiro instante.

Pena que seja dificil a quem não tem a malícia necessária para se defrontar com os "jogadores"de plantão, distinguir direito quando está diante de impostores e aproveitadores.

Que bom seria se houvesse lojas especilizadas em rastreadores de: impostor, traíra, aproveitador, mentiroso, psicopatas.

Eu mesma teria uma coleção desses brinquedinhos. Até porque já teria quebrado alguns de tanta exposição aos raios emitidos por tais elementos.

Avante amigos!

Que o bem prevaleça. Que a verdade se revele. Que a Justiça seja feita.

Demora eu sei. Mas vale a pena ser do bem. Eu pelo menos teimo em acreditar e lutar por isso.

Fiquem com Deus.





2 comentários:

  1. Minha Lane,
    Sou supeito pra dizer alguma coisa dos ses textos, pois eu adoro eles e vc.
    Adoraria saber escrever metade de cisas asim , bonitas, profundas e verdadeiras..me identifico com algumas coisas colocadas neste...
    Bjs Lipe

    ResponderExcluir
  2. meu lipe so possi dizer uma coisa....eu amo você.

    ResponderExcluir