domingo, 14 de junho de 2009

Deus escreve certo por linhas tortas - versão 2







Olá, achei que não seria justo se deixasse apenas a visão do meu último pots aqui no blog.
É verdade cada linha que escrevi lá, mas também é verdade que vi e viví muitas coisas maravilhosas desde que me aproximei mais das pessoas da Igreja e resolvi me dedicar mais a minha religião.
Vi milagres acontecerem, em mim, nos outros.
Vi pessoas pedirem e serem atendidas bem debaixo nos meus olhos.
Eu mesma experimentei o doce sabor de receber a dádiva que tanto pedia a Deus.
Me sinto mais forte e protegida.
Sim, Deus escreve certo por linhas tortas!
Apesar de toda deficiência humana, das faltas enormes que existem em cada um de nós, Deus aje através de nós, por mais "tortos" que sejamos.
Mas quero registrar hoje as pessoas, quase Anjos, que Deus colocou em meu caminho nesses últimos 9 meses:
A primeira: Antonieta, querida amiga, um sorriso que contagia e uma presença capaz de acalmar meu coração em qualquer situação.
Meire, tão jovem, tão certa do que quer na vida, tão entregue a sua missão de evangelizar e viver para Deus. Consagrada. Dá vontade de ficar lá com ela toda vez que conversamos.
Carlinhos, a visão mais próxima do que eu sou em relação ao serviço de evangelizar. Calma, to bemmmmmmm longe do nível de doutrina e conhecimento cristão que ele já se encontra. Mas, nos parecemos na visão mercadológica, no pensamento estratégico. Também com ele aprendi algo precioso: Deus tem um tempo próprio. Não adianta querer apressar o relógio quando o projeto envolve Deus. Ele fará acontecer na hora certa. A nós, cabe apenas nos colocar a serviço, o resto Deus cuida.
Conheci muitos Padres comprometidos com sua fé e missão de cuidar do "rebanho". Falei com Bispos firmes na adminstração de suas Dioceses, atentos ao assédio por parte dos produtores de eventos do mercado secular diante da descoberta do "mercado" católico.
Encontrei sacerdotes dóceis, amáveis, como aqueles dos nossos sonhos de criança, que nos pegam com mãos quentes e que só de olhor nos olhos nos faz querer chorar nossas dores e receber sua benção.
Encontrei Padres cantores, alegres, firmes, jovens, muito jovens e com toda energia inerente a juventude, mas, comprometidos com sua missão de evangelizar.
Ví muitos Padres estressados com a "briguinhas" nos grupos que fazem parte da mesma paróquia, mas se comportam como torcidas de times opostos, querendo mostrar quem fez mais e melhor. Como se houvesse um troféu à disputa na igreja.
Mas também encontrei pessoas absolutamente desprovidas de qualquer espírito de disputa e concorrência. Gente que era pura doação, estavam ali apenas para "cuidar" do outro, só isso.
Doação. Ví sim, muitas vezes, em muitas pessoas que graças a Deus entendem o que é ser Católico, Cristão. O sentido maior de tudo isso.
Não são prêmios que buscamos na religião. Buscamos Paz, tranquilidade, força, Fé, Coragem.
Nada disso vem impresso num troféu de metal. Não existem troféus feitos de Paz, Fé e Esperança. Eles são ganhos porquem tem Fé, Paz e Esperança.
Nessa caminhada que me levou inclusive para outro lado do mundo, a pisar lugares Santos, como a Casa de São Paulo, Casa de Maria, Gruta de São Pedro, Túmulo de São João, Igreja de São Jorge e tantos outros lugares onde nasceu o Cristianismo, fui encontrando pelo caminho pessoas, gente simples, como eu e você, que vai a missa, reza e toca sua vida normal no dia-a-dia, mas gente Comprometida, envolvida pela fé em Deus, pelo amor por Cristo, gente que me fez chegar mais perto da minha fé.
Juarez e Sérgio, grandes companheiros na minha viajem à Turquia e Grécia, que sabiam na Bíblia todo o roteiro da viagem. Em cada visita líam os textos escritos por São Paulo naquele lugar.
Sueli e Mariana, duas Ministras da Eucaristia, rezam em cada gesto de suas vidas. Percebe-se Deus em suas vidas sem que elas façam nenhuma gesto especial, apenas sendo o que são e movendo-se normalmente elas denotam alegria e Fé.
É isso meus amigos, os dois lados da moeda, como é em tudo nesse nosso controverso Planeta Terra, cheio de desencontros e fragilidades. Cabe a cada um de nós retirarmos o melhor de tudo que vivemos.
Ouvi de um professor meu que ele vive a vida não baseado em perdas e ganhos, certo e errado, ele vive APRENDENDO com tudo. Tudo é aprendizado. Acho uma bela forma de ver e viver a vida. Nos livra da euforia doente dos momentos de "glória" e nos alivia nas dores das perdas e desenganos, tão constantes na caminhada.
Aprender, tirar o melhor proveito de toda e qualquer situação, essa é uma boa forma de ser Cristão. Pelo menos no meu ponto de vista.
Tenho buscado isso, na verdade sempre busquei olhar as coisas do jeito mais positivo e sempre tive paixão pelo estudo de TUDO, sou uma questão ambulante. ????????????
Sigo perguntando, questionando, buscando, não paro, se caio levanto, vou em frente, buscando essa Fé que me fortaleçe mas que ainda sei é tão frágil em mim. Me alimento de Esperança que amanhã, será melhor. Distribuo o Amor que trago no peito, do meu jeito e às vezes sem jeito.
Vou seguindo minha vida, vendo a vida e as pessoas que passam por mim e vou pegando uma coisinha de cada um e construindo esse castelo que me torno a cada dia, edificando minhas muralhas, desenhando minhas torres, plantando meus imensos jardins, com flores de todas as cores e muito verde, mas, consciente que, a chuva que faz germinar e nascer a flor, não depende de mim, a brisa leve que aconchega os visitantes do meu jardim,não me pertence, nem está sob meu controle ligar ou esligar na hora que eu desejar, terei que entender a hora que o vento sopra para que possa usufruir da brisa.
É muito bom chegar cada dia mais perto de Deus, da Igreja que Pedro fundou, Paulo divulgou, João protegeu, Jorge defendeu, Maria acolheu...foram tantos meus queridos que se sacrificaram por essa Fé que hoje cuidamos tão mal. Pensamos que ir a Igreja aos domingos, confessar 1 vez por ano (e olhe lá), comungar... é suficiente. Se fazemos mais que isso, corremos o risco de nos acharmos melhores que os demais, que só vão a missa.
Amigos, quando olhamos para aqueles lugares onde nasceu o Cristianismo, sentimos o frio de 10 graus em plena primavera, tocamos as paredes frias esculpidas na rocha, olhamos para aqueles buracos nas montanhas e ficamos sem entender como foi possível eles chegarem até alí, escavarem a rocha e morar lá por anos, é no mínimo impressionante.
É impossível não acreditar que eles viram Jesus ressuscitado. Niguém faria tal sacrificio sem uma razão palpável.
A distância que percorremos em 2 horas entre duas cidade por onde São Paulo passou, elo o fez em 40 dias num camêlo. Hoje 2 horas de ônibus e reclamamos um monte pois não tinha banheiro e ele caminhou 4o dias, só em uma das viagens. E quando chegava as cidades, não era nem um pouco bem recebido, na maioria das vezes saía fugido antes ou depois de ser preso, por proclamar aqueles absurdos...
É... hoje é muito fácil ser Cristão, no Brasil então, "facinho", " facinho".
É só dizer que é Cristão, escolher em que igreja quer ir essa semana, (se não der tempo por conta do horário do cinema, a gente vai no domingo seguinte)e pronto.
Queria ver algum de nós se entregar daquele jeito.
Fico até com vergonha do tão pouco que faço.
É preciso e urgente que conheçamos as histórias dos Santos, suas lutas, sua Fé.
É preciso incendiar nossos corações e mentes com o amor de Cristo, com seus ensinamentos, só assim poderemos sonhar em salvar esse mundo tão adoecido em que vivemos.
Vamos parar e rezar um pouco mais meus amigos, pelo menos isso.
Se não dá pra ser de hora em hora, ao menos 1 vez ao dia, já vai ajudar muito.
Mas também vale lembrar que Orar, não quer dizer apenas repetir orações decoradas,não, você pode Orar a qualquer momento enquanto dirige, toma banho, ou trabalha. Basta conectar seu coração em Cristo, pensar nele e pedir sua inspiração em tudo o que fizer. Isso é rezar, da melhor maneira.
Claro que não descarta a oração normal, com terço e orações tradicionais, essas são fundamentais, pois nos acalmam e nos ajudam a entrar em sintonia espiritual com Deus, nos deligar no terreno do dia-a-dia e silenciar corpo e mente, para que nossa alma possa chegar mais perto de Deus e nos fazer melhores depois.
Rezemos meu amigos...rezemos.

"Avé Maria cheia de graças, o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o Fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém."

Fiquem com Deus.



2 comentários:

  1. É uma verdade...
    ... Em todos os momentos da vida existem, pelo menos, dois caminhos a seguir. Tem aquele certo, aonde chegaremos ao resultado com menos sofrimento. E tem aquele que mais parece um labirinto. Temos que dar voltas, sofrer, cair, e se levantarmos, ver o resultado de tantas voltas.
    Foi bonito ver a Sueli, que tive o prazer de conhecer em Sampa, falar de como Juarez e Sérgio foram ótimos orientadores espirituais, no momento da visita à Corinto. Referenciando com a bíblia e trazendo à tona a emoção da época passada e de coisas tão importantes para os católicos.
    É muito bom ver você mais tranqüila, mais amável, mais amiga.
    Lane, ganhar dinheiro não é pecado. O que faz o pecado se tornar presente é o destino dado aos ganhos. É a falta de simplicidade. Falta de benevolência. Falta da caridade real.
    Mas como já comentei. Em todas as áreas, em todos os "mercados" existem os bons e os maus. E os marketistas e também os marketeiros. É muito bom encontrar essas figuras, para irmos aprimorando também esta área de discernimento
    A paz!

    ResponderExcluir
  2. Também comugo da idéia que existem dois caminhos, acho até que tem pessoas que encontram bem mais que dois! Mas acredito ser fundamental escolher um caminho chamado Jesus e acreditar em DEUS,pois como diz a bíblia: Ele é o Caminho a Verdade e a vida ninguém vai ao PAI se não por Ele, enfim, creamos em Cristo ressuscitado em pensamentos palavras e obras.
    Fácil não vai ser de jeito nenhum, nunca foi, nunca será.

    ResponderExcluir