quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prudência, Caridade e Decisão.

..................Esfinge..."Decifra-me ou te devoro".

Ontem fui a missa e ouvi belas palavras de um jovem Padre, que fala com alegria e firmeza.

Era missa da vigília de São João. Fiquei sabendo que os únicos personagens da história bíblica de quem se comemora a data de nascimento são: Cristo, Maria e João. Talvez tenha um quarto, mas não lembro agora.

Porém, o que mais me tocou foi a homilia, 3 palavras: PRUDÊNCIA, CARIDADE e DECISÃO.

Três coisas que são indispensáveis ao bom Cristão:

Primeiro precisa ser livre de pré-julgamento e malícia, mas, precisa discernimento, atenção, cuidado...PRUDÊNCIA. Um passo de cada vez. Dois ouvidos, uma boca. Deus tinha um propósito quando nos desenhou assim. Dois ouvidos, uma boca.

As perguntas nos trazem mais poder do que as frases longas ditas por nós.

CARIDADE, logo de saída ele explica que é preciso saber o que significa ser caridoso, que nada tem haver com ser "bobo". Jesus disse:"Não jogue pérolas aos porcos". Ou seja, veja o que você faz e com quem faz. Ajudar é sagrado, mas se deixar usar é pecado.Não vá entregando os seus "tesouros" sem antes observar à quem o está fazendo. Cuide como Sagrado o que é Sagrado, dê o devido valor.

DECISÃO, é fundamental saber a hora certa, fazer o que deve ser feito no momento exato. Não se pode deixar para amanhã o que deve fazer hoje, nem tão pouco apressar as coisas. Mas, mais que isso, é preciso ter consciência do que se quer, qual a sua missão na história. Ele citou os apóstolos que afirmavam que seguiam Jesus não por opção, mas porque eram impelidos aquilo, tinham que fazer. Sabiam que era sua missão e por tanto não cabia questionamento, estava DECIDIDO.

Fiz questão de registrar aqui esses ensinamentos de ontem, bateram forte em mim.

Acho que é fundamental pensarmos nessas 3 palavras, no quê e como estamos fazendo da nossa vida. Como sobreviveremos nesse mundo tão "guiado"pela impulsividade, imediatismo, egoísmo, onde grande parte vive no sistema "se colar colou", inconsequência reinante, o Ser Humano sendo visto e usado como peça de tabuleiros de jogos?

Tenho pensado esses dias sobre uma questão trabalhada numa novela da TV:"Bandido ou Herói?"

Quem você quer ser? Quem você consegue ser?

Numa versão mais cotidiana, podemos usar: "Certo ou errado? Vítima ou culpado?"

A vida nos coloca em situações onde nem sempre é fácil identificar qual o nosso papel na história. Somos vítimas ou causamos a própria situação. Em que "colaboramos" para aquele fato? Onde erramos? Onde agimos contra nós mesmos?

Dá um certo medo perceber que não é tão raro assim os momentos em que "jogamos" contra nós mesmos, momentos em que literalmente nos damos uma rasteira, entregamos às armas ao inimigo.

Prudência, não tinha pensado nessa palavra antes. Ser prudente, analisar, perguntar, desconfiar, testar, entre outras coisas, antes de se entregar, antes de confiar.

Prudência deve ser usada em fartura e em todo lugar. Confiança pelo contrário, deve ser guardada como Diamantes, em segredo e em lugar seguro.

Levamos muito a sério o princípio legal que garante que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Chego a conclusão, que na prática é muito diferente.
Precisamos começar desconfiando SEMPRE.
Devagar, um passo de cada vez. Um jogo de luz e sombra. Perguntar. Guardar em casa o "contador de histórias", especialmente se o personagem principal for você mesmo. Deixar essa história para contar quando você tiver netos e tudo não passar de lembranças inofensivas. Deixar os outros contarem histórias para você. Descubrir mais, revelar menos.

Você só interessa a VOCÊ.

Lulu Santos sábiamente, diz: "o que eu ganho e o que eu perco NINGUÉM PRECISA SABER".

Melhor pensar bem nisso.

PRUDÊNCIA

CARIDADE

DECISÃO


Fiquem com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário