quarta-feira, 10 de junho de 2009

17 de abril 2009 Primeiro dia de passeio em Istambull

17 de abril
Primeiro dia de Europa valendo!
Acordei tarde e amuada, totalmente sem noção.Quase perdi o ônibus e atrasei todo o grupo. Quase morri de vergonha de entrar no ônibus com quase meia hora de atraso.
Mas..lá fomos nós.

Fiquei La no fundo do ônibus onde estavam Juarez e Sergio e onde ficava com menos vergonha do atraso.
Contei minha aventura noturna e todos me perdoaram.

Aprendemos as primeiras palavras em turco:teşekkürler (obrigado) e günaydın (bom dia)... Nossa querida e perfeita guia Kunru, inesquecível.

A primeira coisa e a mais constante foi sem dúvida as tulipas, de todas as cores e logo ficamos sabendo que apesar de muito populares na Holanda elas são originárias da Turquia e levadas para Holanda.
O cuidado e a beleza são fortemente percebidos por todos os lados. Tudo é muito organizado, bonito e delicado.

As pessoas começam a nos chamar a atenção, especialmente às mulheres de burca e com vestimenta predominantemente preta. Os homens que se lavam em grupos numa espécie de chafariz que são encontrados por toda parte, para que eles lavem mãos, pés e rosto antes de cada uma das 5 orações diárias que são obrigação na religião mulçumana.

Primeira visita a MESQUITA AZUL uma das mais fantásticas obras da arquitetura mundial,com seus 6 minaretes. Paramos para fotos na entrada e tivemos que tirar os sapatos e calçar um saco plástico para poder entrar na Mesquita.
Lá dentro tudo é mesmo muito lindo. Uma parte estava em reforma e só a altura dos andaimes já era uma atração a parte. As cúpulas com seus mosaicos predominantemente azuis como a cor da pedra oficial do País a Turquesa. Lindo!

Seguimos para mais uma visita com um nível de significado muito forte, Museu de Santa Sophia, que não é reverência a nenhuma “Santa” e sim a Santa SABEDORIA (Sophia), na sequencia iríamos a Santa Irene que vem a ser Santa ESPERANÇA e logo depois passaríamos pela Porta da Felicidade...não foi um dia no mínimo simbólico?
Sabedoria, Esperança e Felicidade!

No Palácio de Topkapi, que data do século 15 do império Otomano foi onde encontramos a Porta da Felicidade, também vimos na entrada antes da porta uma pedra onde era colocado o Tridente Sagrado do Profeta Maomé, em momentos especiais de guerra ou de celebração, a sala dos tesouros, com pedras gigantes, talheres em ouro e prata e ainda uma cama do século 16. Aliás uma das coisas que mais se vê nos palácios são salas de descanso, mas cama mesmo encontramos poucas. A sala mais especial é das relíquias do Profeta Maomé, neste lugar é exigido silêncio absoluto e altamente proibido tirar fotos. Vimos a marca do pé do Profeta e fios de seus cabelos, não foi a tão famosa Barba do Profeta, mas foi quase.

Depois fomos ao mercado mais famoso do mundo o GRÃ BAZAR. Gigante! Mas só tivemos menos de 2 horas para compras e era nosso primeiro dia, dava medo de gastar muito, pois não sabíamos o que viria pela frente. Me arrependi de não ter aproveitado melhor. Mas foi muito bom. Caminhei sozinha e me virei nas compras e ainda ganheis uns brindes. Na verdade ganhei vários “regalos” dos turcos e beijinhos também. Acho que se ficasse um mês na Turquia voltava casada. Rsrsrrrss.

Na volta ao hotel, já passava das 18horas e podemos sentir o clima do congestionamento em Istambul. Sabia que a Turquia é o maior País da Europa? Pois é.

No hotel jantamos numa mesa com todo o grupo reunido. Queríamos fazer um passeio noturno mas, não teve gente suficiente para fechar um grupo, para piorar através da janela víamos uma garoa que começava a cair e a temperatura caía junto com ela.

Apesar da garoa e do frio de quase 13 graus fomos para rua, Eu, Irene, Juarez e Sérgio. Demos uma volta na praça central,vimos uma linda academia no último andar de um prédio em que as esteiras davam para a vista ampla da praça e seus transeuntes,os bares todos abertos e no meio de tudo aquilo lá vem um bondinho, o menor bonde de transporte urbano do mundo. Pena que não andamos nele, os meninos e Irene começaram a ficar preocupados com a distância do hotel e com a temperatura que caíra mais.Resolvemos voltar. Passamos numa casa de câmbio e Irene trocou dinheiro. Paramos no café da noite anterior e tomamos café e sorvete.Mesmo com 11 graus de temperatura eu tomei 2 sorvetes. Virei atração no café, toda de casaco, luvas e grudada no sorvete.

Voltamos felizes para o hotel.Nosso primeiro dia de Europa foi no mínimo excelente.