Este é o primeiro post que começo pela foto.
Encontrei esse quadro hoje no banheiro de um restaurante super bacana de Maceió. Fiquei pensando...
Onde foi parar a educação básica?
Que sociedade é essa em que vivemos, que mesmo num local que é frequentado por um público adulto, de classes social e econômica elevadas e é preciso colocar plaquinhas indicando como se comportar no uso de um banheiro???
Pior que não é uma coisa inédita vista por aqui....quem dera.
Na verdade encontramos esse tipo de "bula"ou manual de instruções, na maioria dos banheiros públicos e ainda assim, eles vivem sujos e mal cuidados.
Fico pensando se as pessoas não conseguem entender que, se elas fizessem na rua o que fazem em casa, tava tudo certo. É usar o que é "público" como se fosse seu.
Isso claro, levando em conta que em casa eles são civilizados, afinal, já diziam os antigos: "costume de casa vai a praça".
Tenho medo só de pensar em como devem ser os banheiros das casas dessa galera....
Fico triste de ver como estamos longe do que se pode pensar como "educação", "civilização".
Como alguém pode deixar sujo, depedrar, entopir, etc etc, algo do qual fez uso e sabe que logo em seguida outro alguém vai usar??? Como?
Pior que é mais trabalhoso fazer o errado que o certo.
Parece tão básico para mim que especialmente nos banheiros femininos, bastava que todas as mulheres fizessem "xixi"sentadas, como fazem em casa, e tudo ficaria LIMPO.
Ahh os riscos de pegar doença! Já conheceu alguém que pegou ou transmitiu alguma doença pela pele da coxa? Pois afinal é a única parte que toca o assento sanitário. E quanto as teorias de que germes sobem pelo líquido em contato com a água...na boa...não vou nem entrar nesse mérito. Conheçe a descarga?
Gente, se todo mundo deixar limpo, vai ficar limpo!
O mais lamentável é que os banheiros das casas também são assim. Sofro muito quando saio de casa e preciso tomar água ou ir ao banheiro de alguém....que aflição.
Não acredito que seja TOC, é senso de higiene, criação feita do jeito certo.
Limpo é limpo, o resto é nojeira mesmo.
Se você é limpo consigo, será limpo com tudo ao seu redor.
Limpeza é uma questão de origem, básica.
A maioria das "doenças" se proliferam muito mais por conta da falta de higiene do que do contato simples entre pessoas ou com objetos de uso público. Não são os banheiros e maçanetas públicos que SÃO sujos, as pessoas que os tocam é que os deixam assim.
Se começarmos a sentar no vaso ou invés de molhar tudo ao seu redor; Se conseguirmos jogar o papel no lixo e não fora dele ou dentro do vaso; Se lavarmos as mãos com frequência,não haverá riscos de contaminação em banheiros públicos.
Afinal, não existe nenhum estudo que comprove que "banheiros transmitem doenças", mas pessoas sim, transmitem coisas horríveis: Pensamentos, comportamentos, atitudes doentias, que agridem, machucam, adoeçem a gente.
Vamos pensar um pouquinho nisso?
Sandra de Sá, canta: "Vamos consertar o mundo. Vamos começar lavando os pratos".
Minha Mãe me ensinou que devemos varrer não só a nossa calçada, mas até a metade da rua que fica do nosso lado. Se todos da rua fizessem o mesmo, a nossa rua estaria sempre limpa.
Lembro da minha Mãe rotineiramente limpando o esgoto que passava na rua, antes de pavimentarem, limpando os matinhos que cresciam, varrendo a rua até a metade.
Minha Mãe, tão "ecológicamente ativa" tão cidadã e estudou somente até a quarta série primária.
Educação X Instrução. Estamos lotados de conhecimento e informação, porém, a cada dia parecemos mais "bárbaros" no tocante as relações sociais e respeito ao outro.
Fumantes se irritam se você reclama por oxigênio.
Donos de carros que mais parecem trios elétricos se acham ofendidos se você pedir para baixar o som.
Os bancos colocam avisos gigantes que se vc ofender um funciónário público poderá inclusive ser preso, mas ele o BANCO, pode nos desrespeitar com filas que não obedecem a Lei que limita em 30 minutos a espera. E se vc se exaltar...vai preso.
Onde foi parar a noção de certo e errado? Ofensor e ofendido?
Já não sei...
Educação meus amigos, URGENTE!
Está ficando impossível conviver nessa "lama de brutalidades" em que estamos mergulhados.
Estamos insensíveis, estáticos, indiferentes, mas logo, muito em breve, eles irão pisar o seu jardim, roubar as suas flores, derrubar o seu muro e você, não terá mais nem como falar, eles já terão roubado sua voz há muito tempo, só você não viu, não ouviu.
Fiquem com Deus.
Impressionante como sua criatividade está aflorada!! Esse texto nasceu deu uma placa de banheiro.
ResponderExcluirEnfim seus pensamentos e reflexões estão tomando formatos imensuráveis. Parabéns!