quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O MEDO E A INSEGURANÇA - Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficázes.



"Se você quiser alcançar as suas maiores aspirações e superar os seus maiores desafios, identifique e aplique o pricípio ou a lei natural que governa os resultados que você procura".


O Autor começa buscando trazer a tona o sentido de PRINCIPIO, ORIGEM, PARADIGMA.


Ele aponta as diferenças entre a cultura do"agora" em que vivemos, para uma cultura do "sempre" ou na hora certa. Não adianta pular as etapas para chegar mais rápido a qualquer custo, isso viola uma lei natural: tudo a seu tempo.


Não adianta tentarmos resolver nossa vida tentando mudar as consequências e sim buscando identificar e corrigir os princípios que as causaram.


Para ilustrar esse contraste o autor cita alguns dos desafios humanos mais comuns que enfrentamos.

A lista começa com:

O MEDO E A INSEGURANÇA.


Ele lista os diversos medos contemporâneos que temos,como de ser traído, demitido, assaltado,injustiçado, etc. E mostra que a saída apresentada pela nossa cultura é tornar-se cada vez mais INDEPENDENTES. "Vou me concentrar em 'mim e no que é meu'. Vou fazer muito bem o meu trabalho e depois me entregar à minha verdadeira alegria fora do trabalho".


O problema é que no mundo atual, já não basta ser INDEPENDENTE, coisa que envolve um valor e uma realização importantes e até mesmo vitais. Porem, é urgente sermos mais. Primeiro nos tornamos independentes e aprendemos a cuidar de nós mesmos e dar conta de nossos compromissos. Mas, para obter sucesso é preciso ser INTERDEPENDENTE.


Ninguém vive sozinho, lembra? É obrigatório se relacionar com os outros, os mais diversos "outros" e isso é interdependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário