domingo, 20 de setembro de 2009

Metamorfose


Casa de São Paulo em Tarso na Turquia.
Ontem fui interpela por um amigo sobre a minha Fé.
Me disse que todas as frases que andei escrevendo nos primeiros meses de 2009, meu comportamento e discurso, era tudo parte de uma "capa" em função dos projetos profissionais em que me envolvia na época.
Na hora ri e falei que ele deveria vir até minha casa e então iria ver que não se tratava de "capa".
Apesar de estarmos numa festa, com barulho, gente por todo lado e todo aquele clima de chegada do verão, fiquei um tempo pensando e incomodada com a desconfiança dele. De repente me senti precisando justificar, provar que não foi uma farsa, uma "fantasia".
É engraçado como a gente vive se preocupando em provar ser verdade o que é verdade. Esquecemos que a verdade não precisa ser provada, ela é.
Lembrei de um livro sobre "STATUS" que fala que a gente passa a vida trabalhando no que não gosta, juntando um dinheiro que não precisa, para comprar uma coisa que não deseja, para provar que é uma coisa que não é para alguém que você nem sabe direito quem é.
Quanta loucura não?
Fiquei pensando na minha reação com relação ao comentário do meu amigo e percebi que eu estava sendo vítima de uma situação assim. Estava preocupada em convencer alguém que é verdade uma coisa que só diz respeito a mim, que só interessa a mim e que eu sei que é VERDADE.
Hoje fiquei com vontade de escrever sobre isso.
Onde você esconde a sua Fé? Como você vive a sua Religião?
Há 1 ano começou uma grande aventura na minha vida, uma história que iria mexer com meus conceitos de Fé, Religião, Deus, Consagração e tantos outros termos e ideias e princípios que não conhecia direito.
Como já relatei em post anterior, em setembro de 2008 conheci o Padre Fábio de Melo, e no dia hoje, 20 de setembro, eu estava lá em Belo Horizonte, começando a entender os bastidores do mundo da música católica, seu maiores nomes, as pessoas que trabalhavam com eles e especialmente, conhecia uma família que imediatamente passei a chamar de minha.
Em dez dias, conheci Belo Horizonte, de repente já estava em Resende no Rio de Janeiro,  na AMAN Academia Militar das Agulhas Negras, para o show de lançamento do CD VIDA do Pe. Fábio e eu, acabei sendo a voz que abriu o show, que pediu para que 2.800 pessoas não tirassem fotos até a última música pois o show estaria sendo filmado pela Canção Nova e todo mundo atendeu ao pedido.
Naquele dia fui a Penedo também no Rio, e na volta reencontrei Marcelo Caramel um grande amigo que foi de Volta Redonda para lá só pra me ver. Foi especial conversar com ele às margens do Rio Paraíba do Sul que minha prima Edjane tanto me falava desde criança. De repente e não mais que de repente, lá estava eu começando a pisar lugares que jamais imaginei...começava uma grande viagem.
Nessa época de tantas revelações e contatos tão intensos com a Igreja meu universo mudou, me desvinculei de tudo que fazia antes, passei a levar uma vida bem diferente, quase não fui vista na cidade por meses, viajei muito, realizei grandes sonhos.
Ontem quando meu amigo duvidou da verdade de tudo aquilo, doeu. Sei que não foi nada demais,mas doeu.
Pareceu que ele tocou em lugar sagrado, em coisa muito importante. Sabe quando xingam a mãe na escola? Mãe é sagrado né? Pode xingar a família toda, "Mas a Minha Mãe NÃOOOOOOOOOO!". Não é assim?
Aproveitei então para pensar melhor no assunto e analisar essa eterna metamoforse que somos. As pessoas mudam, a vida muda, mas isso não que dizer que uma fase que passou ou uma relação que mudou, não foi verdadeira no jeito que era antes.
Sou uma pessoa muito apegada aos princípios, regras, costumes. Me orgulho de ser alguém que leva a palavra VERDADE a sério, alguém que escolheu SER de verdade. E olha, isso começou bem cedo.
Lembro de quando era adolescente e alguma coisa acontecia e Minha Mãe não "deveria" ficar sabendo e eu logo dizia: "se ela não me perguntar, tudo certo, eu até omito, mas se ela perguntar eu vou dizer a verdade".
Por pura opção. Sei que parece bobo e meio "demodê", mas é assim mesmo que sou.
Ah! E quanto ao meu amigo, ele disse que as frases que colocava no MSN falando de Deus, Fé etc, que as coisas que falava de estar feliz em trabalhar com a Igreja em contribuir com eventos que não envolviam álcool e que melhor ainda, levavam a Palavra de Deus, era tudo "capa" só por conta de estar trabalhando com o Padre.
Não meu querido, não era uma "capa". Era uma parte de mim que estava enfim podendo ser vivida e exaltada em alto e bom som. Era apenas uma parte do que sou e que apenas vocês não conheciam ainda.
Mas, assim como gira o mundo os acontecimentos também nos fazem dar voltas, rever conceitos, mudar de opinião,ir e voltar.
"Eu prefiro ser essa METAMOFORSE ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Raul Seixas.
Eu nem tinha nascido quando ele fez essa música, mas parece que ele fez pra mim. :)
É preciso entender que somos HUMANOS e somente por isso, mudamos, evoluimos, regredimos também. As vezes é preciso dar uma passo para trás para depois dar vários adiante. É a vida, assim, cheia de altos e baixos, luz e sombra, som e silêncio, riso e choro.
Impossível viver essa gangorra, essa montanha russa que é nosso dia-a-dia, sem Fé, sem acreditar em algo maior. Estas estradas por onde andei esse último ano, as histórias que vivi, me fizeram ver e acreditar em algo que antes era uma dúvida para mim. Hoje eu sei EU TENHO FÉ e muita ALEGRIA!!!
"Andar com Fé eu vou que a Fé não costuma falhar"Gilberto Gil.


Passeio de balão na Kapadócia/Turquia.
Em quem você confiaria para subir tão alto?

Alegria e Fé!
Fiquem com Deus.

3 comentários:

  1. Oi Lane,
    Tudo bem?! Quanto tempo...entrei aqui no seu blog através do twitter e engraçado quando li sobre a sua metamorfose.
    Tudo isto que vc escreveu é uma realidade...as pessoas perderam a capacidade de parar um pouco para repensar suas vidas, no que realmente nos move nesse mundo de tantos caminhos tortuosos. Conheci vc na época ainda de Caveira, Maceió Fest...lembra do Halloween de medicina né?! :) E que bom que vc encontrou esse caminho da fé, de Deus...só com Ele podemos verdadeiramente sermos HUMANOS. Nossa sociedade é muito hipócrita ainda, e as pessoas não estão muito preocupadas em ser felizes...vivem da aparência, das coisas materiais, perdeu-se o respeito pelo próximo...
    Viva esse seu momento, de reencontro com Deus, eu passei por essa experiência de viver mais a palavra de Deus, de procurar olhar a vida por outro ângulo, de ser mais eu, e sempre tem alguém que fala "besteiras" como seu amigo falou, até de beata alguns chamam..:) Mas o bom da vida é exatamente isto, estar sempre disponível para se aprender mais e crescer mais.
    Deus cuida de vc, pode ter certeza, e quem segue a palavra Dele, tem tudo para ser feliz!
    “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Romanos 8, 29)
    Tudo de bom pra vc Lane e seja feliz!
    Abraços,
    Thereza Costa

    ResponderExcluir
  2. Feliz de quem pode acreditar naquilo que a maioria das pessoas não entende. Nosso Deus é tão bom que a nossa relação com Ele independe do que as pessoas pensam ou acham a respeito disso. Com Deus, eu quero apenas "viver e não ter a vergonha de ser feliz". As opniões alheias fazem parte do processo, mas não influenciam em nada a minha maneira de me relacionar com Deus e muito menos o Amor dEle por mim. Ser Cristão é isso... Amar e ser amado sem medir esforços ou consequências ou buscar os "porquês" da minha Fé.
    O resto é consequência...

    ResponderExcluir
  3. Que texto rico Lane!!!
    É necessário a fidelidade e a perseverança sempre para desempenhar o SIM por toda a vida.
    Que Deus nos abençõe!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir