segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIA DO AMIGO


Hoje é um dia muito especial para mim. O dia do amigo.

O amor mais lindo que considero na vida, pois é amor de escolha, que liberta, que aceita sem cobranças.

Amigo é coisa pra se guardar...como diz Milton Nascimento, mas hoje que revelar.

Revelar para o mundo que tenho muitos e grandes amigos, muitos por aqui, outros nem tão próximos, alguns mais perto de Deus.

Hoje quero aqui relembrar os meus amigos. Gostaria de já pedir desculpas pelos que não lembrarei nesse momento, isso não faz de nenhum menos amigos, apenas a lembrança é que não dá conta de tanto.

Nesse momento lembro dos meus primeiros amigos da escola, alguns já nem lembro o nome, a menina que morava na minha rua e com quem eu bricava de castelos e príncipes encantados, as netas do Sr. Salú que me fizeram levar uma surra da minha mãe quando ela descobriu que há dias eu não chegava na porta da escola. É que no meio do caminho passava na porta das meninas e era mais gostoso ficar brincando com elas. Nem passava pela minha cabeça que aquilo era errado. Chovia no dia que minha mãe apareceu por lá no meio da tarde e me levou pra casa pelos cabelos. Jamais esquecerei. Mas é verdade que o que ficou em meu coração não foi a tarde chuvosa, foram as muitas tardes alegres em que brinquei com elas.

Adelson...meu primeiro "namorado". Tadinho, eu nem imaginava direito o que queria dizer essa palavra. Quando eu tinha 10 anos, era mais ingênua que um recém nascido de hoje em dia. Mas ele me defendia nas brigas da escola. Quando eu estava ganhando ele dizia: "vocês que são brancas, que se entendem". Mas, se perigava eu apanhar, ele corria e logo gritava: "bater nela não". E me salvava com um bom herói.

Ele se foi cedo. Aos 11 anos senti a dor de perder alguém a quem escolhi amar. Sinto saudades e agradecimento por todo carinho e dedicação que ele me ofereceu.

Acabei de lembrar dos meus amigos de Maribondo, quando eu fui estudar lá com apenas 9 anos.

Como sofri na noite em que me levaram.Mas, também guardo boas lembranças das traquinagens daquela época e saudades dos grandes amigos da minha infância:

RÚBIA E ROSUILSON, MONICA E JUNIOR. SIMONE.

Desses, só me resta Rúbia que ainda encontro vez ou outra e sei que está bem, graças a Deus.

Monica e Jr, não sei por onde andam. Simone, nos afastamos com o tempo, mas está bem eu espero.

Já Rosuilson, meu querido e amado amigo, quase meu primeiro amor, que só não o foi,porque nossa amizade era tão grande que não sobrou espaço para outro tipo de sentimento. Esse querido...me foi tirado há algum tempo de uma forma violenta e cruel...Estávamos numa festa de casamento quando chegou a triste notícia e ví os pais dele saírem correndo.Quanta dor e sofirmento. Que tristeza.

Mas, prefiro deixar aqui as lembranças de nossas brigas que não eram poucas e uma em especial.

Um dia corríamos pela casa aos solavancos e eu gritava com ele histérica. De repente ele me pegou com força me jogou numa cadeira que até rasgou meu short e tascou um beijo. :$

Depois, olhou para mim e isse: "Não era isso que você queria?" Quase matei ele depois. rsrsrsrsrsrs

Tínha uma música que ouvi pela primeira vez com ele no carro do pai dele. Era Rosana: "Nem toque e eu querendo, trazer vc pra mim"... E eu totalmente "adolens" fazia os gestos da música e ele lá fingindo nem perceber.

Fingimos tanto, que nunca namoramos. Ficou naquele beijo. Mas o amor que sentimos um pelo outro ficou eterno como a saudade que sinto.

No colégio grandes amigos de caminhada e descobertas: Alexandre, Jadson, Sony Cleide ( essa me fazia aprontar todas. Nem sei como conseguia), Fatima (ainda hoje encontro muitas vezes no shopping) , Roberto Carlos, Constantino,Os irmãos Luz, Alberto e Alberom, meu primeiro namorado. Nunca dei um beijo nele e por isso mesmo ele terminou comigo.rsrsrsrssr

Nessa época conheci Nadja, minha melhor amiga de adolescencia, uma querida até hoje. Pena que estejamos tão distanciadas. Ela e Jordano, seu irmão, quase da minha idade e que...me deu o meu primeiro beijo. Ainda lembro, do montinho de barro que estava no meio da rua, no qual subimos (não sei pq razão) e lá, trocamos o nosso primeiro beijo. Era a primeira vez dele também.

Foi muito bom. Tínhamos uma energia muito boa. Bem que eu poderia ter até casado com ele, mas, eu era danada demais para o jeito calmo e certinho dele.Hoje ele é militar e eu promotora de eventos. Não ia combinar mesmo, né? Mas outro dia encontrei com ele de farda no meio de um evento. É sempre bom vê-lo.

Falando em Nadja e em nossa adolescência, um certo rapaz fez partir nossos corações, mas nossa amizade era tão forte que superou o fato do primeiro "amor" da minha vida, se apaixonar pela minha melhor amiga. Eu tinha 12 anos e ela 15. Ele olhava para mim e diz : "oh meu anjo..vem cá". Eu respondia bufando: "me chama de meu Demonio, mas não me chame de meu "anjo".

12 anos, nunca me senti tão "criança".No dia 19 de julho de 92, era a festa dos 15 anos dela e ele lhe deu o disco do Fabio Junior , com 2 músicas, Serei seu melhor amigo e o que é que há.

Foi o fim para mim. Chorei tanto que não sei como não acabaram as lágrimas. rsrsrsrs

Mas, o tempo passou e o dia da vingança chegou. Chego numa festa e ele olha para mim todo derretido e eu..olho para ele e nem foi preciso falar...estava óbvio a mensage de THE END. Que delícia. Mas ainda gosto muito dele e torço para que seja feliz.

Na época estudava com Eliene, que vem a ser prima de Nádja. Ou eu acho, mas é alguma coisa assim. Ela é filha do cantador de repente mais famoso de Alagoas e acabou se casando com outro carinha a quem paquerei na adolescencia, mas com quem também, jamais fiquei.Mas, que foi outra pessoa deliciosa na minha vida, que me dava presentes muitos peculiares, como : papel de chiclete, pétalas de rosa, pedras, entre outros. E os quais eu guardava com o maior carinho.

Acho que foi aí que aprendi que presente tem que ter significado. Pois os dele, apesar de serem tão simples, tinham significados.

ihhhhhhhhh, acho que to queimando meu filme com esse post...não pego ninguém nessa história.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aos 13 estava no Colégio Bom Conselho e conheci Glaucia, que seria minha amiga mais presente durante a vida. Está proxima a mim até hoje. É minha querida. Com ela, veio uma família de amigos.Gosto de todos.

Conheci também nessa fase Gilvon(sem comentários....) , Artur, Zé Américo, Constantino....

Poxa...são muitos amigos mesmo...to ficando com muito sono.

Mas, não posso ir dormir sem registrar aqui, não diria os melhores, pois cada um tem uma importância diferente na minha vida, mas estes tem presença marcada em grandes momentos da minha vida:

FELIPE, NADJA, RÚBIA, ROSUILSON,GLÁUCIA, FLOR, JANAINA,BISPO,FAGNER.

E agora sim, aquele que foi e sempre será...o meu MELHOR AMIGO: José Gilmar Barbosa.

Alguém me amou e a quem amei como a mais niguém nesse mundo. Um amor tão puro e completo que fazia possível que dois jovens com menos de 20 anos pudessem atravessar noites sozinhos, vendo estrelas e mesmo nos momentos de maior carência física ou ebulição hormonal da idade, olhar um pro outro e dizer:"poxa, a gente podia ficar né, como todo mundo acha e nossos pais torçem para que aconteça, mas a gente é amigo, né?

Alguém que advinhava se eu estava passando mal ou triste. Alguém que se tornou meu amigo na hora em que discordou de mim, mas apesar disso, não me jogou pedras ou disse mude. Chegou perto, me ouviu e me mostrou como poderia ser feito de forma diferente.

Assim era meu amigo Gil, alguém que conhecia o meu coração como o dele mesmo. Depois dele somente Janaína, Minha Ina, e Felipe, Meu LIpe,conseguem olhar para mim de um jeito parecido.Pessoas de quem não preciso esconder nada. Pessoas que são para mim bálsamos de amor e acolhimento. Gente capaz de levantar a bandeira e de me defender diante de uma acusação. Gente que sabe quem realmente eu sou.

AMO VOCÊS!

Amados, todos vocês dos quais não escrevi o nome aqui, mas que fazem parte da minha vida, da minha história. Amigos de anos e de dias. Amigos que tive até por algumas horas como Luciana, que tive apenas durante o vôo para Europa, mas que guardo com o maior carinho.

Juarez e Sérgio, meus queridos companheiros de viagem, sem os quais a história não teria tantas cores e sorrisos.

Antonieta, Meire, Claudinha, Beth, Wembley e tantos que a Canção Nova me trouxe.Obrigada por tudo.

Minhas primas que também são minhas amigas: EDJANE (companheira de todas as horas, mãe do amor da minha vida. RICKELANE (minha boneca de luxo), Kekel (que veio me ver hoje),Lô(que vi nascer),Kaka (que a cada dia fica mais parecida comigo em algumas escolhas na vida e com que adoro conversar).

Meus primos: Fernando (meu consultor para assuntos imobiliários), Riquinho ( que já me disse verdades que ele nem desconfia), Richardson (meu afilhado querido), Meu Tio João (que mesmo sendo meu primo figura na lista dos tios mais amados e que me trazia picolés gigantes e sacos de pipoca que me faziam abrir um sorriso enorme quando acordava e via aquela coisa linda deixada para mim em cima da mesa), Meu amado(primo) Tio Narciso....que Deus te dê todo carinho e amor que você espalhou por esta vida, saudades.

Meus olhos estão cheios de lágrimas e meu coração inundado de sentimentos: amor, saudades, alegria, carinho, tristeza,esperança, força,segurança e tantos outros que compõem o que chamamos de AMIZADE.

Que bom que parei para escrever este post...me fez lembrar como tenho amigos.

Eu que vez por outra me julgo tão só, vejo agora, que só é tudo que não sou.

Pois, quem tem amigos, tem tudo. Amizade não respeita fronteiras, nem de espaço, nem de tempo, nem de pressões sociais. Amigo é e pronto.

Mesmo distante, mesmo sem se falar todo tempo, ainda que não saibamos onde está agora, o sentimos em nós, guardamos seu amor.

O amigo deixa uma parte de si dentro nós e nós nos deixamos também em cada um daqueles a quem escolhemos para amar nessa vida.

Obrigada a todos vocês que são meus AMIGOS!

Fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. É muito bom ver você amadurecendo. Deus nos dá oportunidades em todos os momentos! Que voc~e saiba aproveitar a maior quantidade possível delas! Te amo!

    ResponderExcluir