domingo, 12 de setembro de 2010

E se...

Outro dia lí que pelo menos 90% das nossas peocupações não se tornam realidade. Ou seja perdemos muito tempo sofrendo por antecipação e pior, por coisas que nem acontecerão de verdade. Colocamos pedras no caminho, desgastamos energia, nos enfraquecemos sem a menor razão de ser.
É interessante como a ideia do que pode acontecer é quase sempre pior do que a realidade do acontecimento, nossa mente tem uma lente de aumento, é preciso usar algum método que faça diminuir o grau dessa lente e assim minimizar o sofrimento antecipado e muitas vezes desnecessário.
Já cansamos de ouvir que o único tempo em que podemos e devemos fazer alguma coisa ou tudo, é o presente. O passado passou e não tem como voltar e remediar e o futuro é apenas uma esperança, o que podemos é plantar da melhor maneira possível e esperar os frutos, mas eles ainda não nos pertencem. Mas...teimamos em ficar sofrendo por conta do que poderá nos acontecer amanhã, daqui 5 , 10 anos. E se eu ficar velho e sozinho? E se não conseguir ficar rico até os 50? E se? ...
E se, esse é o jeito que somos ensinados em Negociação para construir frases sem nos comprometermos demais. Pois, sempre que utilizamos "E se" estamos condicionando o resultado a uma ação qualquer da outra parte.
Pensemos então, E se... ao invés de ficarmos pensando "e se eu não conseguir, e se eu não chegar lá?" passarmos a usar a mesma estrutura para organizar nossas ações no presente.
Por exemplo:
Se tenho medo de ficar só na velhice, posso então pensar, " e se eu fizer isso, ficará mais fácil encontrar companhia?".
Se tenho dúvidas de sucesso dos meus negócios, posso pensar "e se eu fizer um planejamento mais criterioso,estudar melhor o mercado, me dedicar?".
O problema não está no "E se" mas na forma como usamos o mesmo.
É fundamental entendermos que o presente que temos foi construído no passado que não podemos mudar e o futuro que sonhamos só se tornará realidade se cuidarmos disso desde já. Não basta desejar e ou temer é preciso agir e agora.

Boa semana a todos!!!
Bjs fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário