terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia sem carro

Dia Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, que será realizado nesta quarta-feira (22), terá uma programação em Maceió, articulada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), em parceria com a Associação Alagoana de Ciclistas. A ideia é transmitir informações que levem as pessoas a refletir sobre a importância do uso de alternativas de transporte menos poluentes, para reduzir a grande quantidade de gases emitidos diariamente pelos veículos na atmosfera.
"Seria uma grande contribuição ao meio ambiente, se as pessoas, sempre que possível, deixassem o carro na garagem e optassem por andar um pouco, usar a bicicleta, pegar a carona do vizinho ou usar o transporte coletivo. Se cada pessoa adotasse uma dessas atitudes, pelo menos uma vez por semana, isso faria uma grande diferença em favor do meio ambiente", destaca o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Ricardo Ramalho.
Para a atividade desta quarta-feira, a Associação dos Ciclistas recebeu da Sempma material educativo para distribuir em pontos estratégicos de Maceió, com explicações sobre os malefícios que os gases liberados pelos carros em movimento provocam no meio ambiente. "A Associação tem cerca de 180 ciclistas filiados, que são multiplicadores dessas informações nos vários bairros de Maceió”, ressalta o diretor ambiental da Sempma, Noaldo Gomes de Araújo.
A programação relativa ao evento terá início às 16 horas, em um terreno próximo ao Supermercado G Barbosa, na Serraria, onde a Sempma, a Associação dos Ciclistas e demais parceiros irão distribuir os panfletos junto com kits de segurança para ciclistas, contendo, entre outros acessórios, coletes e lanternas refletivas.
“Escolhemos esse local (Serraria) porque é um dos bairros de maior incidência de ciclistas, em Maceió, com o grande número de trabalhadores do ramo da construção civil que utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho”, explicou Noaldo Araújo.
À noite, a partir das 19h, haverá uma “grande pedalada” pela cidade.
fonte: secom.
 
Só acho que é preciso pensar em criar ciclovias na via expressa. Não basta dar kits de segurança aos ciclistas e não aumentar o espaço entre eles e os carros. É impraticável a convivência entre carros e bicicletas nas horas de pico do trânsito.
 
Elzlane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário