domingo, 11 de abril de 2010

Personagens e máscaras profissionais

Copiei este texto do site da HSM, pois ele me fez lembrar de uma conversa que tive esta semana, sobre profissionais de oferecem além do que podem e alguns que montam verdadeiros "personagens", histórias montadas com fotos e documentos que nem sempre representam a verdadeira experiência dos mesmos.
Mas, conversando sobre isso com dois amigos meus ele me fizeram ver que, "personagens" não resistem a perguntas efetivas e casos reais, a máscara logo cai.
Melhor ser o que se é de verdade e construir uma carreira sólida, sem pressa demais.
Gestão

Como selecionar um consultor

Referências rápidas para saber como escolher a contratação deste tipo de profissional. Um empresário procura um consultor e lhe pergunta:

- Quanto cobram para realizar uma consultoria?

O consultor responde:

- Primeiro encaminhamos uma proposta e em seguida cobramos 5 mil dólares para responder a três perguntas.

- Mas isto não é caro demais? – questiona o empresário.

- Pode ser – responde o consultor. – E qual é a sua terceira pergunta?

Tal como em qualquer atividade, na consultoria existem os bons e os maus profissionais.

Para evitar que você se arrependa após pagar a fatura, existem algumas dicas simples que, postas em prática, poderão ajudar a selecionar um bom consultor.

Antes de tudo, tente aprender os aspectos básicos do seu problema, assim como conhecer as opções para a sua solução.

Obtenha informações junto a especialistas – dentro ou fora da empresa – e teste o candidato a consultor, fazendo a ele perguntas sem sentido. Se ele concordar, é uma boa oportunidade para despachá-lo de volta para o lugar de onde veio.

Desconfie dos supostos resultados milagrosos. Faça perguntas objetivas e exija respostas objetivas. Não aceite “eu acho”, pois, como diziam Vadico e Noel Rosa: "Quem acha, vive se perdendo!"

Peça exemplos comprovados. Caso não existam, então os resultados não são assim tão extraordinários.

Evite os termos muito técnicos. Peça que lhe explique a solução por meios simples. Caso este consultor insista em não o fazer, pergunte-se como será possível que ele transmita suas idéias às pessoas que a irão implementar.

Finalmente, naquela situação clássica em que o consultor começa a recitar uma lista impressionante de clientes que ele "salvou", peça apenas que apresente você a um deles. Se a lista não for verdadeira, é provável que ele comece a gaguejar ou invente qualquer desculpa.

O que fazer? Agradeça e procure um consultor profissional. Esse aí só serve para dar palestras de motivação.

Por Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. E-mail: shapiro@shapiro.com.br.

HSM Online

23/04/2009

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