Misericória = indulgência , graça , perdão.
Hoje é o primeiro domingo após a Páscoa e comemoramos o dia da Divina Misericórdia.
Na verdade eu não sabia que hoje era um dia tão especial, mas vendo a Canção Nova fui envolvida pela alegria que estava sendo celebrada.
Eu conheci o Terço da Misericódia em um momento muito importante da minha vida e talvez o mais dificil até agora. Foi quando minha Mãe estava na UTI em 2000. Todos os dias antes da visita que começava às 15:30h, minha família reunia todos os parentes de pacientes que esperavam o horário e rezávamos, por todos. Todos os dias... Foram 21 dias...
Nunca mais havia rezado esse terço, até hoje, às 15h. E que alegria sinto, que Paz me invade.
Hoje começei a escrever a segunda parte da minha vida. Desenhei cenários e assumi perante Deus desejos e sonhos que nem a mim mesma eu confidenciava. Pedi para que Maria me ajude a encontrar os caminhos necessários para que a vontade de Deus se faça na minha vida, que eu consiga dizer a mesma frase que um dia ela disse, com total entrega aos planos divinos.
Esses dias tenho sonhado muito com minha Mãe e sempre sonhos bons, alegres, leves. Tenho até dormido mais que o normal, pois tem sido bom sonhar, mata a saudade e me faz acordar alegre. Sinto que ela está muito próxima a mim.
Esta semana também foi marcada pelas datas de aniversário do meu irmão Washington e minha Vó Maria, nos dias 08 e 09. Também pensei muito neles, mas com saudade gostosa, sem nenhum sinal de tristeza.
Que bom que é pensar em que já partiu com a suavidade com que tenho pensado esses dias.
Também fui a missa e Padre Manoel Henrique estava especialmente inspirado e alegre. O momento mais especial foi quando antes da comunhão ele nos convidou a cantar um hino e olhar para Cristo, o Ressuscitado.Foi muito forte, pois para mim ainda é dificil reconher Cristo além da Cruz, do sofrimento. Hoje eu cheguei mais perto do lado alegre da Fé, da Misericórdia Divina.
Meu pensamento viaja velóz no trem das lembranças e agora me veio a rotina do Monges dos mosteiros que visitei na Grécia, que oram de hora em hora pela Paz do Mundo. Todos os dias às 15h deveríamos também rezar, mesmo que seja uma vez a cada 24h, pelo mesmo propósito.
Este é o objetivo do Terça da Misericórdia. Que rezemos não só por nós e pelos próximos, mas pelo mundo inteiro.
O TERÇO À DIVINA MISERICÓRDIA
Jesus Cristo ditou a Irmã Faustina o Terço da Misericórdia Divina em Vilnius (Lituânia), nos dias 13-14 de setembro de 1935, como uma oração para aplacar a ira divina e pedir perdão pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro.
Disse-lhe que rezando dessa forma as suas orações teriam grande poder pela conversão dos pecadores, pela paz para os moribundos e mesmo para controlar a natureza.
AS PROMESSAS:
As promessas que Jesus Cristo fez a Santa Faustina a quem rezasse [o Terço da Divina Misericórdia]
> "Por ele [o Terço da Divina Misericórdia] conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade" (Diário, 1731).
> "Recita, sem cessar, este Terço que te ensinei. Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia" (Diário, 687).
> "Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam. Quando os pecadores empedernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vir e reconhecer a gravidade dos seus pecados, quando se abrir diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não se desespere, mas antes se lance com confiança nos braços da Minha misericórdia, como uma criança no abraço da sua querida mãe. Essas almas têm prioridade no Meu Coração compassivo, elas têm primazia à Minha misericórdia. Diz que nenhuma alma que tenha invocado a Minha misericórdia se decepcionou ou experimentou vexame. Tenho predileção especial pela alma que confiou na Minha bondade. "Escreve que, quando recitarem esse Terço junto aos agonizantes, Eu Me colocarei entre o Pai e a alma agonizante não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso" (Diário, 1541).
> "Defendo toda alma que recitar esse terço na hora da morte, como se fosse a Minha própria glória, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante, eles conseguem a mesma indulgência. Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma "(Diário, 811).
COMO REZAR: O TERÇO À DIVINA MISERICÓRDIA
Para ser rezado nas contas do terço.
"No começo: o Pai Nosso, Ave Maria e o Creio.
Pai Nosso.
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como é no céu. O pão nosso de cada dia, nos dai hoje, perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.
Ave-Maria.
Ave-Maria cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.
Creio.
Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo ESPÍRITO SANTO, no seio da Virgem MARIA e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do PAI. De novo há de vir em Sua Glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu Reino não terá fim. Creio no ESPÍRITO SANTO, Senhor que dá a vida, e procede do PAI. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ELE que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.
A seguir, nas contas grandes (do Pai-Nosso), rezamos:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
Nas contas pequenas (da Ave-Maria), rezamos:
Pela Sua dolorosa Paixão; tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
E no final do terço rezamos três vezes:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
Fiquem com o Misericordioso amor de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário