domingo, 4 de abril de 2010

o segundo hábito das pessoas altamente eficazes


SEGUNDO HÁBITO


Enfim consegui terminar o segundo capítulo do livro que começei a ler há meses.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

O primeiro já postei quando terminei de ler. É que o autor nos orienta a passar o conhecimento a diante em pelo menos 48 horas, pois isso se parece com a preparação de um professor quando vai dar uma aula. Quando você lê algo que sabe que vai ter que transmitir para outro, busca guarda os detalhes e processar o conteúdo.

Vamos lá:

Primeiro hábito: De dentro para fora. Para mudar algo na vida é preciso primeiro mudar nossa percepção sobre isso.

Segundo hábito: Começe com o objetivo em mente.

Um plano, uma estratégia, é assim que devemos começar qualquer coisa em nossa vida, da mais simples até as mais complicadas tarefas e situações.

Outro dia ouvi no Mais Você com Ana Maria Braga uma mensagem que falava algo sobre isso, sobre o IMPULSO. Com o passar do tempo e toda essa cultura da velocidade ficou meio que “moderno” agir por impulso, não perder tempo. Ja agí muito assim e ainda o faço é verdade, mas a cada dia fico mais fã da música de Almir Sater “ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais”.

“devagar se vai ao longe”...tantas frases que ouvimos durante toda a vida.

“A pressa é inimiga da perfeição” e eu ansiosa que sou, como sei disso. Quantas vezes sou obrigada a repetir a frase porque ninguém entendeu, eu falo rápido demais.

Mas não é só de tempo que estamos falando, mas de visão, compreensão da situação, do objetivo, consciência. Onde queremos chegar? Qual o nosso objetivo e de que maneira pretendemos alcançá-lo?

Qual o nosso plano?

Pensemos num piloto. Ele por mais horas de voo que tenha na vida, a cada vez que vai decolar, precisa ler o plano de voo, checar todos os equipamentos, pensar no quê e como vai fazer.

Já pensou se os pilotos vivessem no “piloto automático”, agissem por impulso? Dá um frio na barriga só de pensar não é mesmo?

Mas por mais incrível que pareça a gente faz isso rotineiramente com a nossa própria vida.
Vivemos no piloto automático só respondendo às situações que nos são apresentadas, agindo por impulso... sem pensar, sem P L A N E J A R.

Hoje é domingo de Páscoa, um bom momento para revisar planos, recomeçar a história. Sinto o dia de hoje como o segundo primeiro dia do ano. Um dia de recomeçar não o ano, mas a vida.

Pensemos de novo. Quantas vezes você parou no seu domingo a tarde para planejar a sua semana?
Se divertiu na sexta, no sábado, foi a praia no domingo e a tardinha foi começando a organizar sua mente e as coisas ao seu redor para uma excelente semana, uma semana como você P L A N E J O U?

.............

Se a gente nem planeja, como vai alcançar alguma coisa?

Faz sentido não é?

Entra segunda, vem domingo....e quando a gente vê o ano passou e não fomos a academia, não fizemos o curso de inglês, a dieta, o trabalho do MBA, aquela visita que ficamos devendo desde que o filho de um amigo nasceu, etc , etc...

Com o tempo e tanta PROCRASTINAÇÃO, nos sentimos cansados, pesados.

Mas como, se não fizemos nada? Exatamente isso, fazer nada cansa muito mais que fazer muitas coisas. Estar em movimento é muito mais agradável, muito mais natural a nós, seres humanos VIVOS.

O peso do que não fizemos, do que não tentamos, do que não vivemos, é árduo e curva nossos ombros e costas. Machuca a coluna e a alma.

COMEÇE COM UM OBJETIVO EM MENTE.

Que tal planejar a semana que já começou hoje?

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário