segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Saúde e Sorte


Ooiiiieeeee
Sumida né?
É que a cabeça anda tão cheia de coisas que não consigo organizar para transformar em palavras e frases.
A vontade de escrever é constante, mas não bastante para que a prática aconteça.
Mas algumas coisas ressaltam.
Esta semana parei para pensar no que é FELICIDADE, mais ainda, no que é "dar certo". Tipo, dar certo na vida, ter sucesso, fazer o melhor....etc.
Estava olhando o orkut de um rapaz que conheci há alguns dias e quando me perdi naquelas fotos que me falam do mundo dele, acabei pensando em alguns "conselhos" que havia dado ao mesmo quando conversamos sobre trabalho e futuro.
Ele é recem formado e trabalha num resort, passa a semana no interior, diga-se na praia, ocupado em divertir hóspedes e é muito bom no que faz, recebendo incluisve elogios públicos com frequência.
Quando ví aquela cena logo fui dizendo: "isso é muito bom, mas não perca a ligação com mundo lá fora, busque algo melhor pra você".
Esses dias vendo as fotos dele no orkut pude ver que talvez tenha falado algo que não devia, pelo menos, não precisava.
Do que vale essa corrida maluca pelo "sucesso profissional" o reconhecimento público, dinheiro, fama....Isso nos leva aonde??? Muitas vezes a solidão e ao cansaço.
Aí parei e pensei que sucesso, felicidade, não tem bula, um desenho único.
Muitas vezes na vida repeti o que fiz com aquele rapaz, tentei mostrar as pessoas que havia um mundo maior, melhor. Isso com a melhor das intenções, apenas porque conseguia ver o potencial delas, imaginar os lugares onde podiam chegar.
Infelizmente, apesar de conseguir enxergar tão longe quanto as possibilidades, não conseguia ver um palmo além do meu nariz, que aliás é bem pequeno, o quão ideal poderia ser aquela vida para eles, como eles já podiam ter chegado longe em relação ao seu próprio ponto de partida, o qual eu aliás desconheço.
Me senti constrangida por tantas vezes que cometi esse mesmo erro pela vida. Quantas pessoas posso ter magoado e até "diminuído" com minhas visões de futuro para elas, por tentar instigalas a buscar mais, ser mais.
Elas podem ser bem mais felizes sendo e tendo apenas o quem já possuem agora. Podem ter mais paz do que as pessoas que estão sob a luz constante dos holofotes e que por isso sofrem com inveja, perseguição, disputas.Podem ter mais prazer que as pessoas que por sua condição social e sua "imagem" não podem rir fora de hora, passear no shopping de chinelo no domingo, tomar um porre, ficar com alguém que não atende aos "padrões".
Quanta opressão nessa chamada vida moderna. Quanta ilusão, quanta mentira nos pregaram quando nos prometeram uma vida fácil, uma juventude sem regras e amarras. Mentira, estamos mais presos do que nunca, mais tensos e exaustos que nunca.
Vivemos para cumprir as expectativas geradas sobre e muitas vezes por nós. Montamos o personagem e depois viramos escravos do mesmo. Como diz Lulu Santos "não leve o personagem pra cama, pode acabar sendo fatal".
Prometo que nunca mais vou falar para alguém que ele merece mais, que um mundo melhor e maior o espera lá fora ou depois daquela curva. Juro, NUNCA MAIS FAREI ISSO.
Nunca mais vou julgar o simples como pouco ou somente o inicio.
Gente, por favor, não me entendam mal. Nunca achei pouco o que as pessoas tinham. Apenas consigo ver quão longe elas ainda podem ir além de onde estão, consigo ver um brilho que muitas vezes elas mesmas não enxergam. O meu erro é somente dizer para elas que lutem, que busquem, que há um mundo melhor esperando por elas.
Infelizmente quando falo isso, só agora entendo, ao invés de acender nelas uma chama que as empurre para cima, muitas vezes, apenas consigo fazer com que elas se olhem e achem que eu não acho que são o bastante, ou que o que possuem não é suficiente.
Não é nada disso, mas, daqui por diante, vou tomar mais cuidado quando sentir vontade de "abrir os olhos"de alguém.
Vou quardar minhas visões do futuro alheio para mim.
Vou lembrar que Deus me deu  dois ouvidos e somente uma boca e isso deve querer dizer alguma coisa.
Por enquanto fica a lição e o aprendizado.
A cada dia vejo como é mais fácil ser feliz na simplicidade, muros baixos, ruas de barro, amigos na calçada, banho de rio, passeio a beira mar.
Vamos diminuir os holofotes e vamos acender mais velas, fogueiras na praia, lampeões e candeeiros.
Sejamos lúdicos e até malucos, vamos ser felizes com o que realmente precisa para sermos, o mais simples.
Quero deixar registrado que admiro quem se faz competente em tudo o que faz, não me importa a profissão ou posição ocupadas, mas sim o como são feitas as suas tarefas e missões.
Busco mesmo fazer e ser o melhor em qualquer situação da minha vida. Nem sempre sou feliz nessa  busca e nem tão pouco me sinto recompensada por isso, mas é como sou, não me esforço para isso, quando vejo já estou lá, envolvida na busca pelo melhor em tudo, para todos.
Quando instigo alguém mostrando o que vejo de grande nela ou nas imagens do futuro que consigo ver para ela é tão somente para tentar mover o furacão que dorme em cada um de nós e isso não  quer dizer que o que ela é ou tem nesse momento não seja ou me pareca suficiente, pelo contrário, na verdade costumo falar dessas coisas justamente para quem admiro no momento. É extamente por admirar o que elas são neste momento que consigo ver quão longe elas podem ir. Mas...vou lembra de esperar mais um pouco antes de "doar" minhas opiniões e observar antes se elas não já se sentem vitoriosas pelo que têm e por onde já chegaram.
A vida é um trem seguindo rumo a uma estação que não chega nunca e cada um vai descendo em alguma parada que lhe parece ideal.
Vou tentar enxergar se a pessoa que vejo indo tão longe de onde ela está no momento não já chegou onde queria.
"eu quero uma casa no campo...."
Saúde e sorte.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário