segunda-feira, 10 de maio de 2010

acontecimentos...

Hoje, 9 de maio de 2010, comemoramos o "Dia da Mães".
Confesso que procurei ignorar a data desta vez. Não sei nem bem o motivo, mas de alguma forma meu espírito não quis fazer grandes movimentos em relação a data.
Fiquei em casa o dia inteiro estudando para prova de terça "aspectos comportamentais da gestão de pessoas". Muito bom. Tem módulos no MBA que servem para vida, deixam a gente melhor como pessoa. Esse foi assim. A Prof. Denise ficará em minhas lembranças como um marco da estrada em direção a melhoria profissional e especialmente pessoal. Autoconhecimento,esse é o grande passo para as grandes mudanças que precisamos ou queremos na vida.
Mas, voltando ao tema desse post.
Fiquei pensando na quatidade de pensamentos que se cruzam dentro da minha cabeça e em como mudo de assunto até mesmo enquanto escrevo. Começo o post com uma intenção e quando vejo o assunto já rumou para outro caminho. É muito interessante observar essa dinâmica mental, que reflete a vida e as intereferências constantes a que somos submetidos a cada segundo.
Se fosse escrever sobre tudo que tenho vontade,meu punho não ia dar conta. Aliás, já não ta dando.
:)
Voltando.
Ando pelas ruas e vejo coisas e queria escrever imediatamente sobre aquilo que me tocou de forma diferente.
Às vezes é uma imagem, um acontecimento, um comportamento...uma aula, uma ação de marketing, tudo junto e misturado.
Então hoje resolvi que vou fazer um breve resumo das coisas que me chamaram a atenção nos últimos dias.

Coquetel de lançamento do Programa Conexão, na Tv Pajuçara com Bárbara Santiago.
Na foto, Eu, Fagner e Mary.

Foi numa quinta, a festinha estava marcada para às 20h no Hotel Radisson, que aliás está lindo.
Eu e Fagner estávamos entre os primeiro a chegar ao local. Um tanto deslocada e tal, parecia que ia ser mais uma daquelas ocasiões em que se tem que por em prática o princípio dos 3 Ss ( Surgir, Saldar e Sumir). Mas, a vida, essa caixinha de surpresas, resolveu animar a história e acabei tendo uma noite super divertida, encontrei pessoas legais, amigos que fazia tempo que não via e fiz contatos profissionais interessantes. Mas o melhor mesmo foi rir, rir muito, com os micos que se paga nessas ocasiões, como: esqueçer o nome das pessoas; ficar morrendo de fome porque não gosta do salgadinho ou tem alergia a "cani"como eu;não resistir a terceira taça de espumante, e assim por diante. 
Ficou a lição: se for convidado para alguma reunião social ou encontro com amigos de trabalho, vá! Pode terminar sendo bem divertido. No mínimo, você vai tirar aquela roupa que estava esquecida no guarda-roupa, colocar um salto e uma maquiagem e vai ver gente. Isso já é melhor que ficar no sofá vendo novela.


Turma de GE 15 MBA FGV-Maceió. Módulo de Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.

Aproveite as oportunidades, ame o que faz, faça tudo com amor e comprometimento.
Pois é, estou terminando meu MBA em Marketing e fui pagar uma disciplina que tranquei, com a turma de GE15. Não sabia, mas era o primeiro módulo deles. Fiquei um tanto pensativa, estava terminando meu curso, pagando uma disciplina em outro que estava começando. Como é boa a energia do começo. Tudo novo, quantas oportunidades pela frente.
As aulas foram incríveis. A Professora Denise, um amor. Saí com ela 3 dias seguidos para o lanchinho pós aula no Palato, que aliás, era o único lugar aberto em Maceió, após às 23:30h. Lamentável.
Aproveito para registrar aqui minha tristeza pelo ocorrido no Divina Gula, onde fomos dois dias seguidos e ouvimos a mesma coisa do gerente "a cozinha já fechou". O local lotado e eles estavam fechando a cozinha. Ou seja, em Maceió horário de restaurante é até 23:30h, e não vale a deixa de "ou até o último cliente". Com movimento ou sem movimento, fechamos às 23:30h. Tudo bem, devem existir muitas razões para isso, mas que é chato para alguém da terra levar um turista duas vezes ao mesmo lugar e dar com a cara na porta, é.
Mas, como a vida tem suas compensações...Na turma temos 2 proprietários de restaurantes de Maceió e um deles o João, do Kharuuf, nos presenteou com uma degustação de seu cardápio, no intervalo da última aula do módulo.
Fiquei encantada. Não só pelo carinho como parte da turma, mas como profissional de marketing em relação a ação que acabava de ver.
Na segunda-feira o João convidou a professora para jantar em seu restaurante. Ela passou a falar bem do mesmo todos os dias de aula. Eu que nem conhecia o restaurante, fiquei com uma vontade enorme de ir provar a tal "qualhada seca" que ela tanto falou. Olha que eu nem sou uma amante da comida árabe. No meio da semana ele comentou com a Prof que iria trazer uns Kibe e umas esfihas para turma, coisa rápida, simples. Ficou certo que seria na quinta, último dia de aula.
Na quinta, quando saímos para o intervalo tinha uma mesa linda, montada com todo capricho, funcionários do Kharuuf, pessoal da área de marketing e comunicação e Ele, o João, conferindo pessoalmente todos os detalhes.
Não, ele não trouxe "uns kibes e algumas esfihas"... trouxe várias delicias de seu restaurante, trouxe o atendimento cortês, a atenção e mais, fez um pequeno discurso para a turma onde revelou seu estilo de gestão. Fez questão de chamar para perto de sí as pessoas que estávam no apoio da ação e apresentá-las a todos e finalizou dizendo que tudo no Kharuuf é feito em Equipe,com Amor e Comprometimento.
Só restou a todos, dar os Parabéns!
E indicar: Vá ao Kharuuf! Fica no final da Álvaro Calheiros, à beira mar da Jatiúca.
Lição: Esteja atendo as oprtunidades de negócio. Não é pecado estar atento.
Imagina o valor de uma ação como a do Kharuuf numa turma de MBA FGV com quase 40 pessoas. Degustação do produto, contato relacional em alto grau com o consumidor alvo. Tudo isso, sem grandes sacrifícios e "malabarismos" promocionais. Simplicidade e espontaneidade formaram uma ação promocional de alto valor congnitivo.
Sem falar nos ganhos de relacionamento com a turma que está começando um curso longo. Foi ótimo em todos os sentidos. Parabéns!

 
Yes nós temos Habib's! Mas... 

Finalmente no sábado passado, dia primeiro de maio, levei meu afilhado ao Habib's. Detalhe, estávamos no Shopping Pátio Maceió, assistindo Alice em 3D e resolvemos descer até a beira mar da Jatiúca para lanchar no Habib's.
Chegamos e achei uma vaga com facilidade o que já foi um bom começo. A fila na porta era apenas para as compras rápidas, para viagem (impossível não ficar pensando na razão daquelas pessoas ficarem naquela fila para comprar esfihas para viagem ao invés de ligarem para o disk e esperar em casa. Deve ter alguma coisa haver com o "tempo" médio de entrega. Qualquer dia faço esse teste) e logo, pudemos entrar sem maiores problemas.
Sentei e logo Dudu foi para o brinquedo. O garçon veio me atender, muito simpático inclusive.
Quero registar que esse foi o motivo que me fez não perder a paciência e esperar todo o tempo sem me estressar muito.
Fiz o pedido: "1 promoção infantil que vem com um brinquedo e um refrigerante avulso".
Em menos de 2 minutos me trouxeram um copo com refrigerante. Apenas....
Passado mais um tempo...veio outro garçon com um suco e me perguntou se era meu, eu disse que não, meu pedido era um "combo".
Daí por diante, parecia o "samba do crioulo doido". Era garçon que vinha com as esfihas, outro que não chegava com as batatas, depois não chegava o suco. Nesse meio tempo o gêlo do refrigerante derreteu e ficou aquela droga; pedi para que o garçon trocasse para mim, o que ele fez imediatamente. Quando o suco finalmente chegou, meu afilhado que tem 6 anos, experimentou e disse: "Dinda, isso não tem gosto de nada. Não vou beber não" e tive que rachar meu refrigerante com ele até que um garçon conseguisse parar para nos dar atenção de novo. Quando apareceu um com os brinquedos que pedimos um tempo antes para que ele pudesse escolher o que queria ganhar, aproveitamos e falamos do suco e pedi para que ele levasse à cozinha e mostrasse à pessoa que fez o suco e se ela visse que estava mesmo ruim que nos mandasse outro. Já depois de termos terminado o lanche, chegou o copo de suco. Dessa vez meu afilhado aprovou o sabor, mas já não cabia na barriga dele e eu..odeio suco de cajú. rsrsrsrss
Dudu pediu sobremesa...outra confusão. Foi um tal de trazer a opção errada, de trazer duas vezes...se quizesse teria comido em dobro.
Pedi a conta...e veio cobrando o suco e o refrigerante das trocas. Mais uma vez chamei o garçon e pedi que corrigisse.............veio outro garçon e me perguntou qual era mesmo o erro da nota que ele não estava conseguindo entender. Expliquei que estavam cobrando 1 suco e o 1 refri que não pedi a mais e sim pedi  fossem trocados pq não foram servidos a contento. Ele logo entendeu e imediatamente corrigiu. Paguei e fui embora.
Quero registrar que em tudo isso, uma coisa foi fundamental, a proatividade da equipe, que mesmo sobrecarregada pelo fluxo de inauguração, a falta de afinidade comum em toda equipe nova, entre outros detalhes que norteiam essa fase de implantação de qualquer empresa, demosntrou o tempo todo atenção e delicadeza. O sorriso foi uma constante. O desejo de acertar era evidente, apesar dos erros.
Voltarei ao Habib's em breve.


 
Estacionamento de hospital agora é pago.
Fiquei espantada ao entrar no Hospital Arthur Ramos esta semana e me deparar com a portaria toda sinalizada com a marca de uma marca de administradora de estacionamento. R$ 2,00 por hora.
Fiquei imagiando uma pessoa chegando com uma emergência e aquela trave na frente do carro enquanto a máquina diz: "por favor aperte o botão"...
Não sei se essa prática é comum em outro estados e regiões, mas em Maceió foi a primeira vez que vi esse negócio funcionando em um hospital.
Não vou nem comentar mais demoradamente o fato, pois ainda estou sob impacto e buscando analisar a questão.


 
Dia das mães, mas o presente é do mercado.
Hoje foi comemorado o dia das mães e fomos comer uma pizza a noite para comemorar. Na verdade eu fiquei o dia todo em casa estudando e de alguma forma ignorei a data, já que para "comemorar" a mesma deveria ter ido ao cemitério, comprar flores e assitir a missa. Ritual que hoje eu não estava impelida fazer.Ando um tanto arisca aos rituais católicos. Mas não à minha religião, tá. É só um momento de reflexão sobre os últimos acontecimentos na Igreja. Mas Deus é maior que tudo e eu sei disso.
Voltando.
Ia almoçar com Tia Jane, Dja, Dudu e Neilton, mas quando eles me ligaram dizendo que seria numa churrascaria rodízio, desanimei.Não estava mesmo para multidões hoje. Melhor ficar em casa estudando e foi o que fiz.
Agora a noite fomos à Marguerita Pizzaria. Lotada. Tão lotada que acabei agilizando meu atendimento, chamando as garçonetes a realidade. Acabou sendo divertido. Passei a coordenar o atendimento da minha mesa. Mas aí me peguei a pensar que nesse que é comemorado o "Dia da Mães" os grandes agraciados são os donos de restaurantes, lojas, letefonias, disks de modo geral, floriculturas, e até cemitérios.
Isso me fez pensar a que ponto chegamos nessa onda de "sociedade de consumo". Antes cemitério para mim era lugar sagrado, (tudo bem que eu não sabia que tinha que comprar o pedaço de chão onde se enterrava os mortos. Isso é assim desde sempre?).
Mas hoje, esse "mercado"está altamente estruturado e utiliza várias ferramentas de marketing. Em datas como essa de hoje, o cemitério chega a virar "uma festa", que é para incentivar o movimento. Tem parque infantil, bandas de músicas, floriculturas bem montadas, lanchonetes, entre outros. Mas de alguma forma, acho que ficou faltando o principal, a calma e a tranquilidade para parar e ouvir o silêncio, que afinal, foi o que restou para nós.
Por mais barulho que façam para nos "distrair" a verdade é que vamos ao cemitério porque perdemos alguém que amamos demais e esperamos ter um momento especial para lembrar deles com mais calma e assim sentir que a distância pode ser um pouco menor.
Dias das Mães...por mais que tente ignorar e enxergar apenas as artimanhas comerciais da data, meu coração fica mexido e o peito cheio de saudades.
Volto a repetir, se você tem Mãe, APROVEITA! Ela faz uma falta.

Fiquem com Deus e Maria Santíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário