sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NY lembra beijo que marcou o fim da II Guerra Mundial

                                (Mario Tama/Getty)



O famoso beijo de um marinheiro em uma enfermeira, que ilustrou na capa da revista Life o fim da II Guerra Mundial em 1945, será lembrado neste fim de semana em Time Square, ao completar 65 anos. Uma estátua de mais de oito metros de altura reproduz em cores e três dimensões o casal que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt imortalizou com sua câmera em 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos Estados Unidos.
A estátua foi instalada nos cruzamentos da rua 44 com a avenida Broadway, próximo do local do beijo original do jovem marinheiro na enfermeira vestida de branco e com um buquê de rosas na mão. A lenda diz que a foto capturou uma imagem espontânea de felicidade nas ruas quando o presidente Harry Truman anunciou à nação, às 7h, que os Estados Unidos haviam vencido a guerra. O fotógrafo faleceu em 1995 e Edith Shain, a enfermeira beijada, morreu em junho, aos 91 anos.
A Aliança de Times Square, que reúne comerciantes e proprietários de imóveis da região, organizou para sábado uma recriação ao vivo do famoso beijo por voluntários. A recriação incluirá veteranos da II Guerra Mundial, da Guerra contra o Iraque e voluntários vestidos com roupa da época, enquanto às 7h03 o cartaz luminoso que exibe notícis em Times Square mostrará a frase: "Oficial: Truman anuncia a rendição do Japão".

(Com agência AFP)
Fonte: veja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário