terça-feira, 6 de julho de 2010

Líder distraído, negócio destruído!

Líder distraído, negócio destruído!


O que mata um líder é a distração. Distraiu: Destruiu.
Os grandes erros nas corporações é a tentação da distração.
Einstein o grande cérebro já dizia: “Atenção…. Existem números que podem ser contados, mas não contam. E números que não podem ser contados, mas que contam!” O gênio avisava para prestar atenção naquilo que conta, mas existem coisas que valem muito, e não são contadas. Numa empresa é notório observar que os números falam. O orçamento não vem sendo cumprido. As vendas não se realizam. A penetração, o “ticket médio” não ocorre como o planejado. Porém, os líderes não querem ver. Estão distraídos com as imagens das suas carreiras, com o fato de estarem num cargo de confiança, colocados lá por quem aprovou o plano, para fazer acontecer. Então a distração paralela toma um corpo gigantesco, o que passa a contar não é mais a empresa, mas outros aspectos. O resultado invariavelmente é a destruição do empreendimento, ou uma gigantesca reforma, onde todos são demitidos, ou mesmo o negócio é “vendido” para um concorrente que passa a fazer certo, aquilo que já devia ter sido feito há muito tempo.
A distração é nossa ruína. Na vida pessoal também. Trocamos o foco de um projeto de alto valor por uma palavra paralela, por uma briga sem sentido, por cismar com alguma pessoa, ou por ficar andando atrás dos barquinhos de papel, enquanto um super porta-aviões passa e não vemos.
A principal missão do líder é ser o guardião do foco (poderia ser do fogo, da luz…). Cabe ao líder tocar as campainhas, soar as trombetas quando a empresa, a equipe, o executivo, ficam distraídos com muita coisa que pode ser contada, olhada, gerenciada. Mas são as coisas que nada ou pouco contam para o sucesso empresarial, ou da organização pública.
Se a liderança se distrai a empresa se destrói.
Você tem andado muito distraído ultimamente? Se sim, cante a música dos Titãs e preste atenção no “core” da sua empresa e da sua vida: “….. O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído!” Que este não seja o seu epitáfio. A contabilidade revela o que muitos não desejam enxergar, por andarem distraídos demais.

Jose Luiz Tejon
Prof Pós Graduação ESPM/FGV e Doutorando em Educação.
Autor de 14 livros – Palestrante e Diretor da TCA Internacional.

2 comentários:

  1. Isso tem acontecido aqui no meu trabalho... O líder perdeu o foco e deixou de enxergar o que realmente importava dentro da empresa, além de se fechar aos relatórios apresentados... Nessa brincadeira de "tô de mal com o mundo" já se vão 08 meses de prejuízos acumulados e 60% da equipe desmotivada.
    Deus te abençoe Lane.

    ResponderExcluir
  2. SHOW TIME A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO,DEVERIA SER MULTIPLICADO PARA A MAIORIA DOS GESTORES POSSÍVEIS.

    ROBSON PESSANHA

    ResponderExcluir